Últimas Notícias

Hoje às 08:22

Lucinha parece um camarão

Quem está vermelha feito um camarão é a vice-prefeita de Parnamirim Lucinha Thiago(PSD) que continua com sua equipe percorrendo as ruas de Parnamirim e em especial a sua querida Nova Parnamirim, em busca de votos para seu candidato ao governo Robinson Farias.

“Erivan, não tem dia ou noite, tem voto de pessoas indecisas, vou atrás”, me fala a vice-prefeita.

A mulher tá animada e confiante na vitória de Robinson Farias no dia 26 de Outubro.

Hoje às 08:20

MPF/RN entrega aos candidatos orientações sobre transição no Governo

O Ministério Público Federal entrega nesta segunda-feira, 20 de outubro, aos dois candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte, documento contendo orientações sobre algumas cautelas a serem observadas por aquele que for eleito, quando da transição de governo. Segundo o procurador da República Kleber Martins, que assina os documentos, a razão de o MPF se antecipar ao próprio resultado é o fato de que, após as eleições, restarão apenas dois meses para a transição no cargo. Isso, associado às festividades de final de ano, poderia comprometer a adequação da medida caso o MPF aguardasse a formalização do resultado final.

O objetivo do documento é o de evitar que irregularidades sejam cometidas contra o patrimônio público, levando o Ministério Público Federal a ter que mover processo judiciais por crimes e atos de improbidade.

“As orientações têm, em princípio, objetivo pedagógico e preventivo, mormente porque a experiência tem demonstrado que grande parte dos gestores que sofrem processos judiciais alegam que cometeram os ilícitos a eles imputados por desconhecimento e inexperiência em alguns assuntos de extrema importância para a gestão estadual, a exemplo de licitações, contratos administrativos, receita e despesa pública, obras públicas e prestação de contas”, ressalta o texto.

Indicar à atual governadora uma Equipe de Transição de Governo Eleito (ETE), em até cinco dias após o resultado das eleições, está dentre as medidas recomendadas. A ETE deve ser formada por pessoas capacitadas, com poderes para requisitar todas e quaisquer informações da Equipe de Transição de Governo em Fim de Mandato. Terá, ainda, que elaborar relatório com eventuais irregularidades e remetê-lo ao Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas da União e do Estado, até o final de março de 2015.

Além disso, o documento alerta para a necessidade de promover licitações antes da contratação de empresa para o fornecimento de produto e serviço, salvo quando for efetiva e comprovada hipótese de dispensa ou inelegibilidade. Todos os documentos de tais processos licitatórios devem ser preservados para a obrigatória prestações de contas (art. 11, IV, da Lei 8.429/92).

As orientações serão entregues aos candidatos na sede da Procuradoria da República no RN. Às 10h será a vez de Robinson Faria e às 12h Henrique Eduardo Alves.

Rosalba - Além dos candidatos, o MPF também entregará à atual governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, documento semelhante, com foco voltado, principalmente, para a preservação da documentação de convênios.

“Mostra-se imprescindível que o governador que deixa o mandato garanta condições para que haja a continuidade dos atos da administração pública, em especial com a permanência dos serviços essenciais prestados à população, com a guarda e manutenção dos bens, arquivos, livros e documentos públicos em seu poder, sendo que agir negligentemente na conservação do patrimônio público constitui, em tese, o ato de improbidade administrativa previsto no art. 10, X, da Lei 8.429/92”.

Hoje às 08:17

Charge de Hoje

Disputada eleitoral para Presidente da República.

Hoje às 08:15

Câmara Cível julga suposto dano moral praticado por deputado estadual

Os desembargadores que compõem a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte reformaram a sentença inicial que havia condenado o deputado estadual Getúlio Nunes do Rêgo, ao pagamento de indenização por danos morais, por supostas ofensas, durante a campanha eleitoral de 2008, contra o então prefeito municipal de Pau dos Ferros.
Segundo o então candidato, Francisco Nilton Pascoal de Figueiredo, as declarações do parlamentar proferidas em comício eleitoral teriam sido desfavoráveis e que lhe teriam sido atribuídos fatos criminosos, “denegrindo sua imagem perante a sociedade pauferrense”, o que daria ensejo à indenização de cunho moral.

A decisão no TJRN, destaca, no entanto, que as declarações proferidas pelo parlamentar encontram-se respaldadas por divulgações negativas, publicadas na imprensa, apontando a existência de processos perante o Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal de Contas da União, acerca de irregularidades da administração municipal conduzida pelo candidato.

O desembargador citou precedentes da Corte potiguar e de outros tribunais, os quais definem que não cabe a indenização por dano moral quando o ato praticado por adversário, durante o período de propaganda política, se encontra revestido de interesse público.

A decisão ainda destacou que, em período eleitoral, é inevitável a exposição daquele que se candidata a cargo eletivo, que pode se dar na forma de “pronunciamentos que não ultrapassam o limite da razoabilidade, porque viável, em debates políticos acalorados, que se questione a probidade do concorrente enquanto político, não atingindo sua imagem pessoal”, acrescenta o relator.

Hoje às 08:13

Deputados vão à Câmara para conquistar gabinetes mais confortáveis

Duas semanas após serem eleitos nas urnas, deputados federais deram início à peregrinação na Câmara para conquistar gabinetes mais confortáveis. Vestidos de ternos bem recortados, novos titulares passaram a semana “conhecendo” as dependências da Casa na qual pretendem trabalhar nos próximos quatro anos. Em meio à corrida por salas, o diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, editou o manual do gabinete parlamentar com explicações detalhadas de como usar o ambiente.

Ao tomar posse, em 1º de fevereiro de 2015, os novos deputados terão assegurados o direito a uma vaga de estacionamento para carro e um gabinete nas dependências da Câmara, que são equipados e mobiliados segundo padrão adotado pela Câmara. O titular reeleito poderá permanecer em seu gabinete original, ainda que esteja ocupado por suplente. Em 2015, a Câmara terá o maior número de estreantes desde 1998, ano em que a Casa começou a contabilizar esse tipo de estatística. Serão 198 novatos, o que equivale a 38,6%, do total. Parte deles vai participar do sorteio de distribuição das salas, marcado para 11 de dezembro.

Dos novatos, terão preferência na hora da escolha mulheres, idosos acima de 60 anos e pessoas com dificuldade de locomoção. Também estão livres do sorteio deputados reeleitos, ex-presidentes da Casa, suplentes que exerceram mandatos, ex-congressistas e parentes de titular não reeleito da legislatura vigente. Segundo uma resolução interna da Câmara, em caso de empate em cada critério, terá preferência o deputado mais idoso entre os de maior número de legislatura.

O Departamento de Apoio Parlamentar repassará aos deputados os gabinetes em 1º de fevereiro de 2015. No ato, o departamento vai conferir os móveis e autorizar o uso da sala. O deputado não reeleito deve devolver o gabinete e a credencial de estacionamento até 30 de janeiro de 2015. O parlamentar afastado do exercício do mandato deve devolver o gabinete com todo o equipamento e mobiliário de propriedade da Câmara nas mesmas condições em que os recebeu.

 

Hoje às 08:10

Vivo anuncia plano de cortar internet móvel ao fim da franquia

A Telefônica Vivo confirmou que haverá mudanças na oferta de internet móvel ilimitada, que depende da redução de velocidade ao fim da franquia contratada. Mas a empresa ressaltou que, por enquanto, isso só ocorrerá nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Nesses locais os clientes de planos pré-pagos terão o serviço interrompido assim que o pacote terminar. Ao atingir 80% do contratado eles receberão uma mensagem SMS de aviso e, quando a franquia efetivamente terminar, chegará outro SMS, desta vez com a oferta de um pacote com 50 MB adicionais por R$ 2,99 e que terá validade de sete dias.

"O cliente agora navega sempre em alta velocidade, sem o incômodo de o desempenho ser reduzido quando a franquia acaba", justifica a empresa, em nota enviada ao Olhar Digital. "Existe também a opção de o cliente fazer um upgrade de pacote, com a franquia de internet mais adequada às suas necessidades."

Segundo a operadora, o mesmo formato poderá ser estendido a outras regiões e aos clientes de planos pós-pagos nos próximos meses.

Hoje às 08:08

Projeto amplia acesso de empresas a títulos verdes

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) quer incluir projetos industriais que resultem em ganhos ambientais — como veículos menos poluentes, por exemplo — entre as atividades que podem ser financiadas por recurso captado por títulos verdes. Os títulos verdes são títulos de renda fixa beneficiados por redução de impostos por serem ligados a atividades de proteção ao meio ambiente.

O parlamentar explica que esses títulos, ou debêntures verdes, por financiarem projetos voltados à promoção da sustentabilidade, se beneficiam da redução de impostos e por isso são mais atrativos aos investidores, que conseguem maior rentabilidade pelo dinheiro neles aplicado.

No entanto, observa o senador, hoje os títulos verdes estão limitados a um grupo de atividades consideradas de interesse ambiental pelo governo, como unidades de conservação para atividades turísticas, exploração sustentável de madeira e recuperação de áreas de preservação ambiental, entre outras.

Com o projeto (PLS 284/2014), Vital do Rêgo quer evitar a arbitragem do Poder Executivo e abrir a possibilidade de benefício a “todo e qualquer projeto de desenvolvimento sustentável”.

O autor informa que até 2011 as debêntures verdes eram emitidas apenas por agências de desenvolvimento, como o Banco Mundial, mas depois disso passaram também a ser emitidas por empresas, que hoje já lideram o mercado em volume de títulos emitidos.

O crescente interesse nesse tipo de título de renda fixa, diz ele, justifica que seja aberto a todos os empreendimentos que resultem em ganhos ambientais. O senador quer fazer isso modificando a Lei 12.431/2011, que dispõe sobre projetos que terão prioridade de incentivos fiscais na captação de recursos.

O parlamentar afirma ainda que a procura por títulos verdes, além de ser motivada por preocupação ambiental, também se deve à maior regulamentação das indústrias poluidoras do meio ambiente e à preocupação dos investidores em reduzir os riscos de seus investimentos.

O projeto será analisado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) e depois pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nessa última em decisão final.

Hoje às 08:06

Escândalo da GM: mortes ligadas a falha em ignição sobem para 29

Um programa para compensar vítimas de um defeito na ignição em veículos da General Motors aprovou dois novos pedidos, elevando para 29 o total de mortes ligadas à falha, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (20) pelo advogado que supervisiona o programa.

Desde que começou a aceitar pedidos em 1º de agosto, o programa já recebeu 1.517 processos envolvendo mortos e feridos, segundo relatório do escritório de Kenneth Feinberg, que a GM contratou para executar o programa. O relatório lista todas as reclamações recebidas e aprovadas até sexta-feira (17).

A GM tem enfrentado críticas por ter esperado 11 anos para começar a recolher carros com problemas de ignição que estavam ligados a mortes.

A ignição pode sair da posição, parando o veículo e desabilitando air bags. O defeito levou ao recall de 2,6 milhões de veículos no início deste ano.

Até agora, 56 pedidos foram tidos como elegíveis para indenização, incluindo 29 mortes e 27 feridos, segundo o relatório.

No geral, o número de reclamações recebidas por lesões e mortes cresceu quase 11%, a 1.371 semana passada. A alta é atribuída em parte a seis novos casos fatais, elevando o número total de sinistros de morte a 184, e um pequeno aumento do número de pedidos de lesões menos graves – que precisam de internação, mas sem dano permanente grave – de 1.108 para 1.240.

O programa continuará a receber pedidos até 31 de dezembro, em nome de indivíduos feridos ou mortos em acidentes causados por problemas na ignição.
Saiu no IG Economia.

Hoje às 08:02

São Paulo tem 71 pontos de internet gratuita

A cidade de São Paulo já conta com 71 pontos de internet gratuita via Wi-Fi. A meta da Prefeitura é ampliar esse número a 120 locais até o final do ano.

Na última quarta-feira, 15, foram inaugurados sete pontos: Largo da Concórdia, Parque Santa Amélia, Praça Oslei Francisco Borges, Praça São Luís do Curu, Praça do 65, Praça Cecilia Marques de Araújo e Praça Ciro Pontes, todos na zola leste.

"O custo da internet paga no Brasil não é barato. O poder público está oferecendo internet grátis. Todos os 96 distritos da cidade darão a garantia para que os jovens e os trabalhadores possam vir a uma praça como essa, fazer o download de seus e-mails e dos conteúdos que querem ter acesso e aí vão manusear, sem custo, o que a internet grátis propiciou", afirmou o prefeito Fernando Haddad (PT), ao inaugurar a internet do Largo da Concórdia.

O projeto Wi-Fi Livre SP oferece internet à velocidade de 512 Kbps por usuário, tanto para download quanto para upload.

Hoje às 07:59

Lojas virtuais podem faturar cerca de R$ 2 bilhões com a Black Friday deste ano, segundo análise

A Black Friday de 2014, que acontecerá em novembro, promete bater todos os recordes de vendas dos últimos anos. Segundo análise de tendências e buscas relativas ao evento, realizada pela Conversion, consultoria especializada em internet, o interesse dos consumidores aumentou em mais de 200% esse ano em comparação com a edição anterior.

“Se a tendência de crescimento se mantiver e isso se manifestar nas compras, o comércio eletrônico irá bater todos os recordes em um único dia e vender aproximadamente R$ 2 bilhões”, avalia Diego Ivo, CEO da Conversion.

O dado é fruto de um cruzamento entre informações retiradas no Google Trends nos dois últimos mês desse ano em comparação com 2013 e o volume de negócios apurado na edição anterior do evento.

A estimativa mais conservadora, considerando a perspectiva de crescimento do e-commerce de 26%, segundo a entidades do setor, prevê um faturamento de pelo menos R$970 milhões na Black Friday. “Trata-se de um valor excepcional, em ambos os casos”, afirma Ivo.

Os dados podem ser conferidos na seguinte URL: http://www.google.com.br/trends/explore#q=black%20friday&geo=BR&cmpt=q

Hoje às 07:57

Sedentarismo é uma das principais causas de morte no Brasil

É comum ficarmos com preguiça ou cansados e querermos descansar mais tempo, os brasileiros estão com a vida cada vez mais ativa. Mas, é importante ficar atento para que isso não se torne um hábito e a partir disso tornar uma pessoa sedentária. Segundo a última pesquisa feita pelo IBGE em 2010 e divulgada em 2012, 80% dos brasileiros são sedentários e isso é alarmante, visto que a saúde acaba sendo prejudicada.

No País, a inatividade é a causa de 8,2% dos casos de doenças cardíacas, 10,1% dos casos de diabetes tipo 2, 13,4% dos casos de câncer de mama e 14,6% dos casos de câncer de cólon. O número é um dos maiores da América Latina, onde 11,4% das mortes são causadas pelo sedentarismo.

Para o cardiologista e diretor do Itu Garden SPA & Resort Saudável, Caio Gaiane a atual situação da população brasileira se dá por conta da evolução tecnológica. “Atualmente, os jovens são os mais afetados pelo sedentarismo, pois estão mais envolvidos com a tecnologia”.

Conforme aponta o Ministério da Saúde, 64% da população estão com excesso de peso e um grupo que também merece uma atenção especial são as mulheres, que por conta das vidas agitadas devido às jornadas de trabalho dentro e fora de casa, apareceram na pesquisa como sendo mais sedentárias que os homens.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma solução para diminuir e até mesmo acabar com o sedentarismo é a prática de pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia, já que a inatividade é o quarto principal fator de risco de mortalidade em todo o mundo, perdendo apenas para diabetes, tabagismo e hipertensão.

Pensando nisso, Dr. Caio sugere que o primeiro passo para a mudança tem que ser na alimentação, com a diminuição de refeições gordurosas e o aumento de ingestão de proteínas e fibras. “Os exercícios mais indicados para se livrar da inatividade são caminhadas, ciclismo, natação, alongamentos e hidroginástica por não causarem problemas às articulações”, indica o cardiologista.

O especialista do Itu Garden SPA & Resort Saudável ainda alerta sobre a diferença entre a atividade física do exercício físico, isso porque, a atividade é qualquer movimento que fazemos no decorrer do dia e o exercício é basicamente quando fazemos uma ação coordenada.

Hoje às 07:55

Monica Lewinsky cria twitter e fala em público pela primeira vez nos últimos 13 anos

A ex-estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky criou, nesta segunda-feira, um perfil oficial no Twitter. Se apresentando como “ativista social”, Monica — que ficou conhecida após um escândalo sexual com o ex-presidente americano Bill Clinton, em 1998 — postou sobre a ansiedade de falar pela primeira vez em público após 13 anos, em uma conferência organizada pela revista: “Ansiosa e nervosa para palestrar na #Under30Summit”. Ela não concedia uma entrevista ou palestra desde 2001, quando falou sobre o caso.

No discurso durante o evento, Monica Lewinsky condenou o chamado cyber-bullyng, a perseguição a pessoas na internet. Em uma declaração forte, a ex-estagiária de Clinton disse que foi a primeira pessoa no mundo a sofrer com isso: “Eu fui a paciente zero. A primeira pessoa a ter a reputação totalmente destruída, em todo o mundo, pela a internet”.
Saiu no Extra.

Hoje às 07:53

TSE estima que problemas com votação biométrica serão menores no domingo

Para evitar os mesmos problemas ocorridos com a identificação biométrica de eleitores durante o primeiro turno das eleições, a Justiça Eleitoral adotará algumas medidas para o próximo domingo (2610). Uma delas é o reparo de cerca de mil leitores biométricos em urnas utilizadas no Distrito Federal, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Paraná.

“Em torno de 7% do modelo 2013 de urnas apresentaram uma não conformidade com o leitor que faz a análise da digital. Essas urnas já foram identificadas e nós já estamos trabalhando na sua reparação. Elas [as urnas] têm que ficar prontas até, no máximo, nesta semana”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral, Giuseppe Janino.

Ele ressaltou que no primeiro turno, o sistema biométrico apresentou percentual de 91,5% de reconhecimento dos eleitores por meio das digitais. Para o segundo turno a expectativa é aumentar ainda mais a eficiência do sistema. “As falhas são normais, mas nós pretendemos baixar esse índice de não reconhecimento, que hoje gira em torno de 8,5% para, pelo menos, uma margem de 5% que seria bastante positiva. Um nível de identificação de 95%”, disse.

Mas não foram só problemas em leitores que provocaram filas em muitas seções de votação pelo país. Também foram detectadas falhas de procedimento por parte de mesários. Foi o caso de cidades do Rio de Janeiro, segundo o TSE. Por isso, o presidente da Corte , Dias Toffoli, mandou para Niterói dez técnicos para orientar os mesários. A Justiça Eleitoral também distribuiu panfletos aos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) com informações essenciais aos mesários para reforçar os procedimentos que devem ser adotados no próximo domingo.

Uma as orientações alerta sobre a forma correta que o eleitor deve posicionar o dedo, para evitar o não reconhecimento na primeira tentativa. O eleitor deve posicionar o dedo sobre o sensor e colocá-lo por completo, no centro, com a ponta tocando a moldura de plástico. O dedo deve ser mantido sobre o sensor até que apareça no terminal do mesário a mensagem confirmando o reconhecimento da digital.

Giuseppe Janino lembra que o eleitor também deve observar, por exemplo, se o dedo está hidratado, "o dedo ressecado fica mais difícil fazer as minúcias”. Para o secretário, a falha do procedimento é normal, principalmente, nos municípios onde houve a primeira experiência com identificação biométrica.

Por causa dos problemas no Rio de Janeiro, onde eleitores chegaram a esperar mais de duas horas para votar em alguns locais, o Tribunal Regional Eleitoral do estado chegou a publicar uma Resolução (n° 904/2014) determinando o uso de urnas eletrônicas convencionais em Niterói, em substituição às 1.312 urnas com leitor de identificação biométrica no município. A decisão, no entanto foi anulada por unanimidade pelo TSE na semana passada.

Hoje às 07:50

Para combater ebola é necessário US$ 1,8 bilhão, diz Banco Mundial

O presidente do Banco Mundial (BM), Jim Yong Kim, afirmou nesta segunda-feira que a luta contra o vírus do ebola requer "pelo menos" US$ 1,8 bilhão e ressaltou que é imprescindível financiar esse combate sanitário desde já para evitar uma catástrofe maior.

"Foi pedido US$ 1,8 bilhão por enquanto e acho que será isso pelo menos, ou provavelmente mais. Não é questão de sentar e pensar quanto dinheiro é necessário, mas de pôr o dinheiro já. Porque o que vai acontecer é que, conforme o número (de afetados) vai crescendo, o custo também vai", declarou Yong Kim em entrevista divulgada hoje pela emissora "France 24".

Ele acrescentou que "um dólar investido hoje é muito melhor" porque evitará "ter de investir 4, 5, 10, 15 ou 20 dólares mais adiante". Por outro lado, não se mostrou favorável a fechar as fronteiras dos países afetados.

"Fechar as fronteiras não é uma maneira efetiva de deixar o ebola fora de algum país. Em alguns países vizinhos, as fronteiras estão mal definidas. Além do mais, acho que vai ser difícil impedir todo mundo de atravessar as fronteiras", disse.

Para Yong Kim, um dos perigos é que se foquem em fechar as fronteiras e não em garantir que os três países mais afetados (Libéria, Serra Leoa e Guiné) tenham "tudo o que necessitam para conter a epidemia".

"Se cometermos esse erro, isso poderia se transformar em uma catástrofe muito maior", afirmou.

Nesse sentido, avaliou positivamente os esforços de alguns países na cooperação com Médicos sem Fronteiras e com a Cruz Vermelha.

"Estamos agradecidos aos Estados Unidos, Reino Unido e França, mas agora todos têm que se somar. Temos que colocar os funcionários da saúde lá para manter isso controlado", disse.
Saiu na Info Online.

Ontem às 08:33

Agnelo Alves deixa hospital

Pra quem não sabia, o Deputado Reeleito Agnelo Alves já teve alta da Casa de Saúde São Lucas onde esteve internado logo após a apuração das eleições do dia 05 de Outubro.

Agnelo Alves continua bastante chateado com a sua votação na sua cidade querida Parnamirim, onde em diversas conversas com seus eleitores em reuniões, disse que esperava cerca de 30 mil votos em Parnamirim em um universo de mais de 100 mil votos – urnas abertas e os votos que apareceram foi abaixo das críticas, inclusive menos votos do que teve nas eleições de 2010, e olhem que o eleitorado de 2010 à 2014 cresceu.

Quem esteve com Agnelo Alves na apuração na casa do amigo Homero Grec viu seu estado emocional com os números.

O Deputado Estadual foi internado passou alguns dias internado, teve alta, repousou alguns dias em casa e já voltou a vida normal.

Agora para uns começa a “maquinação” com relação as eleições 2016.

Ontem às 08:31

Maternidade Divino Amor oferece serviço para pacientes vítimas de violência sexual

Uma parceria entre a Promotoria de Justiça e a Secretaria Municipal de Saúde permitiu a implantação de um novo serviço na Maternidade Divino Amor. Trata-se do atendimento e acolhimento de mulheres, crianças e jovens do sexo feminino, vítimas de violência sexual.

O diretor da Maternidade Divino Amor, João Albérico, explica que antigamente essas pacientes tinham que ser encaminhadas para o Deoclécio Marques ou para a Januário Cicco, em Natal. "Hoje temos esse serviço aqui, com equipes treinadas e funcionamento 24 horas, motivo de alegria para todos nós", disse.

A paciente vítima de violência é atendida por uma equipe formada por médico, enfermeira, psicólogo e assistente social. E, realiza todos os exames necessários para Aids e DSTs. "Trata-se de um atendimento mais humanizado e menos constrangedor para a vítima", disse João Albérico, acrescentando que a equipe já atendeu uma criança de 11 anos.

Treinamento
A Maternidade Divino Amor também está reforçando a capacitação de seu quadro de servidores como recepcionistas, maqueiros e vigias. "A técnica do Ministério da Saúde, Acácia Cândido, fará o treinamento de humanização no atendimento no próximo dia 22, às 16 horas, no auditório da Maternidade. "Nossa meta é justamente oferecer o melhor atendimento à população de Parnamirim", justificou.

Ontem às 08:29

Henrique Alves hoje em Parnamirim

O candidato ao governo do RN Henrique Alves estará em Parnamirim nesta segunda-feira para mais uma movimentação política.

Saída: LF Construção(Ali por trás da Coca-Cola na Cohabinal)

Hora: 17:00 horas

Término: Rosas dos Ventos

Ontem às 08:27

Deputados eleitos reforçam palanque de Henrique em Assu

Os deputados estaduais e federais eleitos pela coligação do candidato Henrique Alves para a próxima legislatura se uniram no arrastão e no palanque em Assu na noite desta sexta-feira (17) para mostrar a força política do grupo e da candidatura peemedebista.

No palanque, marcaram presença os federais Walter Alves, Rafael Motta e Zenaide Maia, além dos estaduais George Soares e Nélter Queiroz. Walter lembrou que os deputados presentes na movimentação desta sexta são apenas os representantes das maiores bancadas eleitas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

"Henrique tem trânsito em Brasília e conhece os caminhos para conseguir recursos. Além disso, a coligação elegeu 18 dos 24 deputados estaduais e seis dos oito federais. Ou seja, Henrique é o mais preparado e o que reúne melhores condições de resgatar o RN. Agora é hora de pensar no futuro do Estado. Quem comparar, vai votar Henrique 15 no dia 26", disse.

"Traíra"
Durante quase todo o percurso do arrastão, populares gritaram "traíra aqui não", em alusão ao prefeito Ivan Júnior, que apoiou Henrique no primeiro turno e que agora apoia a candidatura adversária. Mesmo com Henrique recebendo o apoio do prefeito no primeiro turno, a votação dele no município foi apenas a segunda maior. O deputado George Soares Soares, mais votado em Assu, prometeu se empenhar na campanha para reverter a votação.
Fotos: Marcos Dantas.

Ontem às 08:25

Mega-Sena acumula e pagará R$ 50 milhões no próximo sorteio

O sorteio da Mega-Sena deste sábado não teve ganhadores. Sendo assim, o próximo sorteio, que acontece na quarta-feira, dia 22, vai pagar 50 milhões de reais,

Os números sorteados foram: 08 18 21 31 37 e 38.

Na quina, 137 pessoas acertaram as 5 dezenas e cada uma ganhou R$ 29.198,03. E na quadra 8,4 mil pessoas acertaram 4 dezenas, levando o prêmio de R$ 680,29 cada uma.

Ontem às 08:22

Suspensa propaganda em que Dilma acusa Aécio de fazer aeroporto em terreno do tio

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu hoje (17) liminar a Aécio Neves e a Coligação Muda Brasil e determinou a imediata suspensão de propaganda eleitoral da candidata Dilma Rousseff, veiculada na televisão ontem (16), na qual afirma que seu adversário fez um “aeroporto em terreno da família e a chave ficava nas mãos de seu tio", referindo-se ao Aeroporto de Cláudio (MG). Na representação ao TSE, a defesa de Aécio alega que a propaganda ataca sua honra ao veicular mensagem “inverídica e caluniosa”, com a imputação de crime de improbidade administrativa. Foi requerida liminar para suspender a propaganda (em razão da possibilidade de reexibição) e, no mérito, foi pedido direito de resposta (o mérito ainda será julgado).

O relator aplicou ao caso a nova jurisprudência do TSE, firmada pelo Plenário esta semana (ao julgar a Representação 165865), a partir da crescente preocupação com a deterioração do nível das peças publicitárias preparadas para as eleições presidenciais, especialmente após o primeiro turno das eleições. Segundo explicou o ministro em sua decisão, “ataques deste tipo prestam desserviço ao debate eleitoral fértil e autêntico e, em maior escala, à própria democracia”, por isso foi preciso fixar novos parâmetros para a propaganda em rádio e televisão e, em especial, para o balizamento do trabalho dos juízes auxiliares, em tema de direito de resposta.

“A Corte entendeu que, mesmo dispondo os candidatos, no segundo turno, de tempos rigorosamente iguais no horário eleitoral gratuito (simetria), o espaço disponibilizado no rádio e na TV deve ser utilizado de maneira propositiva. Ou seja, não pode ser desvirtuado para a realização de críticas destrutivas da imagem pessoal do candidato adversário, nem é justo que o ofendido tenha de utilizar o seu próprio tempo para se defender de ataques pessoais em prejuízo de um autêntico e benfazejo debate político. Em suma: o espaço é público e deve ser utilizado no mais lídimo interesse público, não soando legítima, doravante, sua apropriação desmesurada”, afirmou o ministro Tarcisio Vieira ao conceder a liminar.

O ministro acrescentou que, por ter sido adotado às vésperas do segundo turno e em atenção ao princípio da segurança jurídica, onovo entendimento do TSE tem efeito ex nunc, ou seja, somente será aplicado a partir daquela decisão, sendo mantidos os parâmetros antigos em relação aos processos já equacionados, inclusive liminarmente.