Últimas Notícias

Hoje às 06:07

Agenda do Deputado Agnelo para hoje

O Deputado Estadual Agnelo Alves(PDT) candidato a reeleição estará nesta quarta-feira em Macaíba para caminhada às 16:00 horas ao lado da ex-prefeita Marília.

Em seguida Agnelo segue para reunião do Vereador Felipe Alves com o Deputado Walter Alves no bairro de Felipe Camarão

Comentários

Hoje às 06:04

Maurício, Agnelo e Walter Alves caminham em Parnamirim

Dando início a campanha política deste ano em Parnamirim, o Prefeito Maurício Marques(PDT) ao lado dos deputados Agnelo Alves(PDT) e Walter Alves(PMDB), caminharam na tarde/noite de ontem, 19 pelo centro da cidade ao lado de amigos e correligionários.

Com a participação popular está primeira movimentação foi aprovada pela coordenação da campanha de Agnelo Alves - dentro das perspectivas

Casal Jaciara e o Dr. Rafa que estão grávidos. O bêbê chega em Março de 2015.

Comentários

Hoje às 05:55

Câmara volta aos trabalhos

A Câmara de Vereadores de Parnamirim voltaram aos trabalhos neste segundo semestre de 2014.

Apesar de ter três candidatos nestas eleições gerais, os vereadores Giovani Júnior(PSD) é candidato a Deputado Federal e Abdene Salustiano(PSC), já Carlos Maia é candidato a Deputado Estadual. As sessões ordinárias vem tendo parlamentares na casa para viabilizar as sessões.

Já que todos os vereadores estão trabalhando pelos seus candidatos a Mesa diretora resolveu mudar o horário das sessões a partir desta segunda feira dia 25 de Agosto, passa a ser realizadas às 09:00 horas

Comentários

Hoje às 05:47

Albert visita a Câmara de Parnamirim

Quem esteve  na Câmara de Vereadores nesta terça-feira para uma visita de cortesia, foi o vereador de Natal Albert Dickson Presidente do parlamento na capital do RN e candidato a Deputado Estadual.

 

Comentários

Hoje às 05:46

Tribunal de Contas do Estado suspende licitação do lixo em Parnamirim

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas ratificou, na última quinta-feira, medida cautelar proferida monocraticamente pelo conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, no processo seletivo e prioritário nº 009256/2014-TC, que determinou a suspensão da licitação para execução dos serviços de limpeza pública do município de Parnamarim/RN. A decisão foi baseada na análise de denúncia formulada à Corte de Contas, em razão de pretensas irregularidades na Concorrência Pública nº 005/2014, envolvendo valor de R$ 64.010.850,00, pelo prazo de 30 (trinta) meses.

As principais irregularidades encontradas no edital referem-se à exigência de execução da técnica de capina química em área urbana, podendo acarretar risco à saúde da população e ao meio ambiente, a indícios de afronta ao caráter competitivo do certame e ao patrocínio da defesa dos agentes públicos envolvidos diretamente pelo Procurador-Geral do município, em flagrante conflito de interesse, vez que o ato de se defender em processos dessa natureza é de ordem pessoal, tanto que todas as notificações foram endereçadas aos responsáveis, e não ao município de Parnamirim.

Ao justificar a decisão monocrática da medida cautelar, o conselheiro relator afirma “a iminência de lesão ao erário, risco à saúde da população e ao meio ambiente do Município de Parnamirim”. O relator determina a suspensão do processo licitatório, ou acaso já celebrado o contrato com a empresa vencedora, que este seja suspenso pelo prefeito Mauricio Marques, “devendo comprovar tal medida a esta Corte de Contas no prazo improrrogável de cinco dias”.

No voto, Carlos Thompson entendeu ainda pela remessa imediata de cópia do processo ao Ministério Público Estadual, para investigação acerca do possível enquadramento em ato de improbidade administrativa do patrocínio diretamente pelo Procurador-Geral do Município das defesas de natureza pessoal dos agentes públicos – Prefeito Municipal, Secretário Municipal e Presidente da Comissão Permanente de Licitação.

O conselheiro relator determina também que a Inspetoria de Controle Externo – ICE audite as planilhas de custos presentes no processo licitatório, visando saber se as mesmas estão compatíveis com os preços praticados no mercado, bem assim avalie a adequação do prazo de 30 (trinta) meses estipulado para duração do contrato em referência.
Foto ilustrativa.

Comentários

Hoje às 05:44

Líder de Ipanguaçu destaca competência de Luiz Gomes

O presidente estadual do PEN (Partido Ecológico Nacional) e candidato a deputado estadual Luiz Gomes vem recebendo bastante reconhecimento, elogios e palavras de encorajamento de pessoas que acreditam em uma nova história para o Rio Grande do Norte.

Além de populares, lideranças comunitárias e políticas também defendem e apoiam a candidatura de Luiz Gomes.  O depoimento que o presidente do PEN de Ipanguaçu, Neto Camilo enviou, reforça ainda mais o anseio da população.

“É época de campanha, e todos falam em mudanças, mas, nem todos tem coragem para mudar! Mas, o PEN chegou, trazendo com ele a mudança. Dr. Luiz Gomes, tem tudo o que falta nos antigos políticos do nosso Estado: honestidade, dignidade e a coragem para mudar o Rio Grande do Norte. Força PEN 51, força Dr. Luiz Gomes! Ipanguaçu também está com você”, afirmou Neto Camilo.

Comentários

Hoje às 05:43

Aeroportos brasileiros batem recorde de desembarques

A Copa do Mundo no Brasil confirmou a tendência de aumento no número de desembarques nacionais e internacionais nos aeroportos brasileiros - e confirmou um recorde histórico de desembarques pelo País. O primeiro semestre deste ano marcou a entrada de 5.013.786 de pessoas vindas do exterior, um acréscimo de 8,06% na movimentação, se comparado ao primeiro semestre de 2013 (4.639.934). Os desembarques nacionais também são recordes, com 45.239.579, o que apresenta um aumento de 7,04% se comparado ao mesmo período do ano passado.

O Ministério do Turismo teve como base os dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Agência de Nacional de Aviação Civil (Anac). Eles consideram os desembarques de passageiros residentes e não residentes no Brasil.

Apenas no mês de junho, que marcou a abertura do Mundial, houve um crescimento de 20% nos desembarques internacionais em relação a junho de 2013. Foram mais de 892 mil passageiros este ano. No ano passado, junho registrou 738 mil. No entanto, é de janeiro de 2014 o recorde histórico, com o desembarque internacional de 961.159 pessoas. O número ultrapassa a melhor marca histórica de janeiro de 2012, de 956.053. Tradicionalmente, dezembro e janeiro são os meses que apresentam a maior movimentação de estrangeiros no Brasil.

Para o diretor do departamento de pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, os dados confirmam as estimativas do ministério, que esperava uma movimentação maior dos aeroportos no primeiro semestre de 2014, em função da Copa. “Também esperávamos que houvesse uma pequena redução na movimentação doméstica durante o período do Mundial, por conta do grande número de estrangeiros viajando pelo País, o que de fato aconteceu, e também era natural que os brasileiros optassem por viagens mais curtas e feitas de carro”, disse.

Em relação aos desembarques nacionais, ao contrário dos internacionais, o mês de junho apresenta uma queda de 1,64% por causa da Copa. Foram 6.946.352 em junho deste ano contra 7.061.930 de junho do ano passado. No semestre, no entanto, o montante cresceu. Foram 45.239.579 de passageiros circulando pelos aeroportos brasileiros, quase três milhões a mais que no primeiro semestre de 2013 (42.266.000). Janeiro também se destacou em relação às chegadas domésticas, com 8.544.210 desembarques, outro recorde histórico, em relação a dezembro do ano passado: 8.221.673.

Comentários

Hoje às 05:42

Rio de Janeiro sediará próximo Congresso Internacional de Matemáticos

O Rio de Janeiro sediará, entre 7 e 15 de agosto de 2018, o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), evento científico mais relevante da área. O anúncio foi oficializado nesta quarta-feira (13) na abertura da 27º edição da ICM, em Seul, na Coreia do Sul.

Será a primeira vez que um país da América do Sul abrigará a reunião, que deve reunir cerca de 5.000 pesquisadores de diversos países e onde são apresentadas as novidades produzidas nos últimos anos na área. Historicamente, o evento foi realizado pela primeira vez em 1987, na cidade de Zurique, na Suíça.

“A escolha do Rio de Janeiro como sede do próximo congresso reflete o reconhecimento internacional da pesquisa em matemática produzida no país. Além disso, a realização do congresso no País trará maior visibilidade para a matemática e poderá estimular um número maior de jovens para o seu estudo”, afirma o diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho.

Participação do Impa
Quatro pesquisadores do Impa participam do ICM deste ano. São eles: Fernando Codá, Carlos Gustavo Moreira, Mikhail Belolipetsky e Vladas Sidoravicius. O encontro começou nesta quarta -feira (13) e segue até 21 de agosto.

“É motivo de muita honra e satisfação ter quatro pesquisadores convidados para palestrar no Congresso Internacional de Matemáticos de 2014”, afirma o diretor do Impa.

Até hoje, o Brasil teve 14 pesquisadores convidados a proferir palestras no Congresso Internacional de Matemáticos (sendo 13 pesquisadores do instituto e um da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Premiação
Na abertura do evento, o matemático brasileiro Artur Ávila foi o primeiro pesquisador da América Latina selecionado para receber a Medalha Fields, uma espécie de "Nobel da Matemática".

"O anúncio me surpreendeu. Eu não esperava ter chances em 2014, já que teria mais um ciclo de elegibilidade (em 2018).  Quando comecei como matemático, nem pensava nesse tipo de prêmio. Mas, desde 2008, começou a se falar nessa possibilidade e ficou impossível ignorar", disse o matemático.

Concedida pela primeira vez em 1936, a Medalha Fields é destinada a no máximo quatro matemáticos com idade não superior a 40 anos, que tenham realizado feitos notáveis. Entre 1936 e 2010, 52 matemáticos foram agraciados com a distinção.

Concurso
Com o objetivo de divulgar o ICM 2018 para a comunidade de alunos e professores de todo o país, a SBM e o Impa estão promovendo o 'Concurso ICM Jovem 2018- Semeando o Futuro'. Objetivo é democratizar a escolha do mascote no evento. Podem participar alunos e professores de todas as escolas brasileiras. Acesse o site do concurso.

Comentários

Hoje às 05:41

Charge de Hoje

Cuidado não, com a dentada...

Comentários

Hoje às 05:40

Aguarda votação na CCJ proposta que disciplina vedação ao nepotismo no serviço público

Aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) proposta que inclui na Constituição regras para a proibição à nomeação de parentes de autoridades para cargos em comissão. A PEC 15/2006, da ex-senadora Heloísa Helena, tem parecer favorável do senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que, no entanto, sugeriu um texto alternativo.

A PEC de Heloísa Helena apenas relaciona as diferentes autoridades sujeitas às restrições na nomeação de parentes até o terceiro grau. Na época, ela reconhece que o administrador deve ter liberdade para selecionar sua equipe de trabalho, mas ressalta que esse poder deve se submeter a limites bem definidos.

"Lamentavelmente, tal mecanismo é freqüentemente deturpado com vistas à promoção do nepotismo, não sendo incomum a invocação por autoridades do mais alto escalão de justificativas totalmente desarrazoadas para esse comportamento", afirmou na justificativa do projeto.

O relator Luiz Henrique (PMDB-SC) avaliou, porém, ser necessário definir mais claramente as ações classificadas como nepotismo, principalmente devido a problemas de interpretação da Súmula Vinculante 13, editada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2008, que consolidou judicialmente a vedação à prática.

A alteração no texto mantém proibida a nomeação de parentes, mas prevê exceções: casos em que a função ou cargo exercido pelo nomeado seja igual ou superior à de quem o nomeou; quando a função é igual ou inferior à exercida anteriormente pelo nomeado; ou quando o designado exerce cargo efetivo no órgão ou entidade que o admitiu e não está subordinado a quem o nomeou.

"A emenda que apresentamos à PEC 15/2006 adapta seus dispositivos à nova realidade inaugurada com a Súmula Vinculante 13, mas também pretende dirimir as dúvidas quanto à real extensão da proibição do nepotismo e evitar situações injustas na aplicação dos princípios constitucionais da isonomia, impessoalidade e moralidade", explica o senador.

Comentários

Hoje às 05:39

Curitiba prepara regras sobre uso de drones

Até o fim do ano a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) pretende publicar as primeiras regras sobre o uso de drones no país, então a prefeitura de Curitiba, no Paraná, já se prepara para regulamentar esse tipo de aparelho no município.

O tema se tornou parte das discussões em torno do Plano Diretor, que tratará do crescimento da cidade pelos próximos 10 anos. Assim, de acordo com a Gazeta do Povo, os drones contarão com uma lei municipal até março de 2015.

A prefeitura da capital paranaense pretende adaptar as normas da Anac para o município e definir como os drones devem ser usados. Também se espera discutir locais e horários para a circulação e até o volume o som emitido pelo aparelho - algo que nem a Anac pensou ainda.

Comentários

Hoje às 05:38

Loja online de roupas masculinas leva o alfaiate ao escritório do cliente

A empresa de Cingapura Edit Suits decidiu atender o cliente onde ele estiver. Especializada em ternos e camisas sob medida, a startup tem um site que permite ao consumidor agendar um horário para tirar suas medidas. Feito isso, um representante da marca vai até o local indicado com uma fita métrica em punho e, além de anotar as medidas, ajuda o cliente a escolher o melhor tipo de terno para seu corpo.

A visita é feita apenas na primeira compra, já que depois os dados ficam armazenados no perfil do cliente.

“Os homens são compradores preguiçosos, mas são fiéis. Um ótimo serviço conta pontos positivos e se você os convence que você é brilhante, eles continuarão com a sua marca até que algo drástico aconteça”, disse Reto Peter, cofundador da Edit Suits, ao “TechInAsia”.

As camisas custam US$ 99 e os ternos saem a partir de US$ 649. A empresa promete entregar os pedidos em até três semanas.

Em seu site, a Edit Suits informa que entrega globalmente, mas a presença do alfaiate só é possível em Cingapura, por enquanto.

Comentários

Hoje às 05:36

Proposta reacende debate sobre custo do pagamento com cartão

O debate sobre o preço diferenciado para o pagamento em dinheiro ou com cartão de crédito é o tema do Especial Cidadania, veiculado no Jornal do Senado desta terça-feira (19). Um projeto de decreto legislativo aprovado pelos senadores no início de agosto autoriza o comerciante a dar desconto quando a compra for feita com dinheiro ou cheque. Para o consultor legislativo do Senado Paulo Springer, a medida pode forçar as administradoras de cartões a reduzir taxas cobradas dos comerciantes, diminuindo o preço final do produto. Já para a secretária nacional do Consumidor, Juliana Alves Pereira, o projeto não garante desconto para o pagamento à vista.

Comentários

Hoje às 05:35

Conheça Women.com, a rede social em que homens são proibidos

Está surgindo aos poucos um espaço na internet exclusivo para mulheres, criado por elas e focado somente nelas, onde os homens - do desenvolvimento à utilização da ferramenta - são proibidos. É o Women.com, espécie de rede social e fórum que está em fase beta e só pode ser acessado com convite.

A ferramenta foi idealizada por Susan Johnson (CEO) e Neal Kemp (CTO), que têm explicações sobre o porquê de manter o espaço completamente livre de homens. Susan disse ao TechCrunch que há diferenças entre trocar ideias numa rede social, quando homens podem surgir, ou offline, pelo telefone ou via e-mail, ambientes em que é possível se manter longe deles.

Em sites como Facebook, Twitter, Google+, Pinterest, entre outros, é possível criar grupos para conversas femininas, mas sempre há uma interferência masculina. Não se trata de repulsa, e sim da possibilidade de ter privacidade para tratar de temas que dizem respeito somente ao sexo feminino. Por isso a separação é levada a sério - tão sério que futuramente o Women.com usará o Facebook Connect para ter certeza de que a usuária é mesmo mulher; se for flagrado uso por um homem, a conta é banida.

Por enquanto o site está com um layout básico, com uma página principal e outras com tópicos como saúde, exercícios, família, carreira, relacionamentos etc. Em média, os acessos vêm de mulheres entre 25 e 40 anos, o que as fundadoras consideram o ideal: “Por enquanto estamos focadas nesta faixa etária mística em que você começa realmente a se identificar enquanto mulher, tendo experiências pós-escola”, declarou a CEO.

E parece que tem dado certo, porque o TechCrunch relata que não é raro encontrar comentários com sete parágrafos em postagens do Women.com. Como o site ainda está em fase de experimentação, é preciso ter paciência para conseguir direito ao acesso, e por ora ele ainda não tem espaços focados em mercados locais, como o brasileiro, e nem se sabe se haverá uma expansão futuramente. Para conhecer, clique aqui.

Comentários

Hoje às 05:34

Parkinson causa perda de memória, engasgos e rigidez muscular

Quando se fala em Parkinson, a tremedeira é o primeiro sintoma que vem à mente. Mas nem sempre essa doença neurológica manifesta esse sintoma. O paciente pode começar a ter dificuldade de abotoar uma camisa, calçar o sapato ou levar o garfo à boca, por exemplo. Se a pessoa passa a ter vergonha de um tremor, está mais do que na hora de procurar um médico.

Segundo a neurocirurgiã  Alessandra Gorgulho e a consultora Ana Escobar, o Parkinson costuma causar rigidez muscular, lentidão de movimentos, perda de memória, dificuldade para engolir, engasgos, excesso de saliva, diminuição da expressão facial e redução do tamanho da letra ao escrever e do tom de voz.

De acordo com a médica, a doença de Parkinson é mais frequente a partir dos 60 anos, mas pode acontecer em pessoas mais novas, a partir dos 40 anos – o chamado Parkinson precoce.

Outros problemas podem causar tremores, como hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar no sangue), hipotireoidismo (deficiência no hormônio da tireoide), fraqueza muscular, cafeína, derrame ou tumor cerebral, consumo excessivo ou abstinência de álcool, esclerose múltipla, envelhecimento, estresse e ansiedade, ou tremor essencial (doença que causa um desbalanço dos neurotransmissores do cérebro, afetando os circuitos que envolvem o controle dos movimentos em uma ou mais partes do corpo).

As médicas explicaram que a principal causa da doença de Parkinson é a morte das células do cérebro, em especial na área conhecida como "substância negra", responsável pela produção de dopamina, um neurotransmissor que, entre outras funções, controla os movimentos. O tratamento dessa doença degenerativa e progressiva pode ser medicamentoso, psicoterápico (em função da perda de memória, de eventuais demências ou depressão) e até cirúrgico em alguns casos. No caso do implante de eletrodo cerebral, 80% dos pacientes deixam de tremer por completo.

Algumas recomendações das médicas são: procure um especialista assim que perceber um tremor nas mãos ou redução do tamanho da sua letra; mantenha  a atividade física e intelectual; e não atribua ao passar dos anos a perda da expressão facial e o piscar dos olhos menos frequente.
Saiu no G1.

Comentários

Hoje às 05:33

TSE determina novos horários para publicação no mural eletrônico

Durante o período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, de 19 de agosto a 2 de outubro, as publicações de decisões monocráticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em mural eletrônico deverão ocorrer às 12h, 15h, 18h. Nos demais períodos, as divulgações deverão ser realizadas às 15h e às 18h. A publicação em outros horários só deve acontecer se o juiz auxiliar ou relator determinar.

A medida foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe), por meio da portaria nº 499, da Presidência do TSE, que “dispõe, no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral, sobre os horários para publicações em Secretaria, nos períodos em que os feitos eleitorais obedeçam à contagem de prazo contínua e ininterrupta, relativamente às eleições 2014”.

As informações relativas às publicações podem ser consultadas no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O link, denominado “Decisões publicadas em mural” está disponível no rol de informações relativas às eleições 2014.

O coordenador de Processamento do TSE, Daniel Vasconcelos, explica que as publicações em Secretaria (também conhecidas como publicações em mural) são maneiras mais rápidas de “divulgação oficial dos despachos e decisões proferidos pelos ministros nos processos que dizem respeito ao período eleitoral, notadamente as representações e os requerimentos de registro de candidatura”.

Daniel Vasconcelos lembra ainda que esta forma é um regime especial de publicação considerando que, normalmente, são realizadas por meio do DJe (Lei nº 11.419/2006 e Portaria TSE nº 218/2008), que coexiste com as publicações em Secretaria e em sessão no período eleitoral.

Comentários

Ontem às 10:41

Agnelo e Walter Alves juntos hoje em Parnamirim

O Deputado Estadual Agnelo Alves candidato a reeleição e o Deputado Estadual, candidato a Deputado Federal Walter Alves, estarão logo mais caminhando com a população de Parnamirim a partir das 16:00 horas no centro da cidade, com saída prevista para a Rua Senador João Câmara(Ferro de Engomar)

 

Comentários

Ontem às 07:36

Natal pode sediar encontro da ICCA em 2015

Os membros do Comitê Brasileiro da ICCA (Internacional Congress and Convention Association) reuniram-se na tarde desta sexta-feira (15) na sede da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em Brasília. A grande novidade da reunião foi a decisão pela  possível candidatura da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, para sediar o Encontro Latino-Americano da ICCA em setembro de 2015.

Neste ano, o encontro acontecerá no Chile, de 1º a 5 de setembro. Os membros do ICCA utilizam a expressão “possível candidatura” pois o período de inscrição de candidaturas ainda não foi aberto.

Outra decisão da reunião foi a possível candidatura do Brasil no Congresso Mundial do ICCA em 2021.  A carta de intenção tem que ser apresentada até 2017.  Em 2015 esse Congresso acontecerá na Argentina e em 2016, na Ásia.

“A reunião do Comitê Brasileiro é muito importante para o alinhamento estre os membros  e a união de esforços conjuntos para alcançarmos os objetivos propostos”, afirmou o presidente do Comitê Latino-Americano, Maurício Macedo.

Participaram da reunião o presidente da ICCA, Arnaldo Nardone, o diretor do escritório Latino-Americano, Santiago González e representantes dos Conventions Bureaux brasileiros e organizadores de eventos nacionais.

Comentários

Ontem às 07:35

Google prepara ferramenta que permite controlar o que crianças fazem na web

Fala-se há algum tempo sobre a possibilidade de o Google lançar uma versão do YouTube só para crianças, mas parece que a empresa quer ir além disso.

Uma reportagem do Information repercutida pelo Verge revela que a companhia trabalha em uma série de ferramentas que permitiriam aos pais controlarem de forma mais efetiva o que seus filhos fazem pela internet.

Nos Estados Unidos, a legislação obriga empresas a pedir que os pais validem o uso de seus serviços por crianças com menos de 13 anos. O Yahoo, por exemplo, pede que os pais descontem US$ 0,50 em seus cartões de crédito como forma de comprovar que estão cientes do que seus filhos estão fazendo.

O Verge lembra o famoso comercial Dear Sophie, em que, para promover o Chrome, o Google mostra um pai acompanhando o passo a passo da filha usando os produtos da companhia em seu nome. Isso nem seria permitido nos EUA, porque a menina estava abaixo dos 13 anos.

Os controles de acesso por idade tradicionais não funcionam plenamente, porque a criança pode simplesmente mentir ao ser confrontada e dizer que nasceu, digamos, em 1980. A ideia do Google é fazer com que os pais tenham o controle da situação, deixando que acompanhem tudo o que os filhos fazem pela rede.

Comentários

Ontem às 07:33

Marina pode liderar voto "todos contra Dilma" no segundo turno, diz FT

A Ex-senadora Marina Silva poderá liderar o voto de "todos contra a presidente Dilma Rousseff" em um eventual segundo turno da eleição presidencial, disse o jornal britânico Financial Times em editorial nesta segunda-feira.

Marina ainda não foi confirmada como candidata do PSB à Presidência, mas já teria aceitado participar da disputa, segundo o coordenador da Rede Sustentabilidade, Bazileu Margarido. Um anúncio oficial deverá ser feito nos próximos dias. Se for, assumirá a chapa do partido, antes liderada pelo ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo na quarta-feira.

Ex-ministra do Meio Ambiente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marina disputou a Presidência em 2010 pelo Partido Verde (PV) e alcançou cerca de 20 milhões de votos. Evangélica, ela é altamente popular entre este segmento de eleitores.

"A popularidade de Marina diminui a esperança de Dilma de conquistar a eleição (no primeiro turno)", diz o jornal. "No segundo turno, Marina poderá, então, liderar um voto de 'todos contra Dilma'", avaliou o jornal britânico.

"Se Marina concorrer, a bandeira de 'renovação política' e de 'terceira via' terá um grande apelo em um País marcado pela insatisfação com o status quo, como os grandes protestos de rua do ano passado mostraram", disse o editorial.

da balança
Segundo o jornal britânico, "a morte trágica de Campos tornou a eleição em uma corrida de três cavalos" ao alçar Marina como potencial kingmaker, termo em inglês que se refere à pessoa que escolhe o próximo rei.

Neste caso, o jornal diz que, caso Marina concorra, ela pode ser decisiva para definir o vencedor, ou "ser uma candidata bem sucedida em seu próprio mérito". Para o texto, uma candidatura de Marina ameaça não só o desempenho de Dilma, mas também o de Aécio, que "agora terá que realizar campanha em duas frentes".

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira apontou Marina com 21% das intenções de voto, em empate técnico no segundo lugar com o ex-senador Aécio Neves (PSDB), com 20%. Dilma lidera, com 36%.

Este foi o primeiro levantamento realizado após a morte de Campos, que aparecia em um distante terceiro lugar em pesquisas anteriores.

Comentários